Categories
D I P

Pilar do implante dentário

Partes do implante dentário
Partes do implante dentário

Definição:
O pilar de um implante dentário é o parafuso feito de titânio puro que servirá, como o nome indica, de sustento para a prótese fixa. É inserido cirurgicamente no osso do maxilar, tendo como função servir de raiz para o dente artificial, cuja parte visível será constituída por uma coroa revestida de porcelana. Entre a componente de titânio e a coroa é ainda colocado um pilar de fixação.

Mais detalhes:
A colocação de um implante dentário realiza-se em várias fases e começa com um procedimento cirúrgico de pequena dimensão que exige uma anestesia local. Depois de preparar a zona onde aplicará o implante e os dentes adjacentes, o dentista inicia o processo inserindo o pilar de titânio no osso do maxilar do paciente. Nos 4 a 6 meses seguintes, o parafuso fundir-se-á com o osso – a chamada ósseo-integração –, o que criará uma base segura e imóvel para o pilar de fixação e para a coroa.

O procedimento não é assim, imediato, exigindo paciência e dedicação do paciente. Nalguns casos, o dentista poderá colocar no local a tratar uma prótese temporária (uma coroa), tanto por razões estéticas, como por via do interesse de protecção do paciente.

A colocação de implantes dentários requer uma boa estrutura óssea, para que haja um suporte adequado para os pilares.

Curiosidades:
É atribuído ao cirurgião ortopédico sueco Per-Ingvar Branemark a descoberta da óssea-integração do titânio. Nos anos de 1950, este médico chegou à conclusão que o parafuso de titânio se fundia harmoniosamente com o osso. Criou-se assim, a base para o aparecimento dos implantes dentários.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *