Categories
D

Desvitalização

Imagem de Desvitalização
Imagem de Desvitalização

Definição:
A desvitalização ou, mais cientificamente falando, a endodontia, é a limpeza do canal de um dente, designadamente com a remoção da polpa (a componente vascular e nervosa de um dente). Nalgumas situações, contudo, o dente já não se encontra em condição vital, ou seja, já está morto e, logo, não se pode falar em verdadeira desvitalização. O processo visa limpar o canal por completo, afastando quaisquer hipóteses de permanecerem resíduos bacteriais, de modo a isolá-lo com um material específico e assim garantir a integridade mínima e funções do dente.

Mais detalhes:
Quando um dente é afectado por uma cárie dentária que se estendeu até à polpa, as únicas soluções para o caso são a extracção (cada vez menos utilizada em medicina dentária) ou a desvitalização. Desvitalizar o dente vai permitir salvar ainda a estrutura do mesmo. O dentista procederá à remoção de todos os resíduos de bactérias, limpando completamente o canal, de forma a preenchê-lo com um material biocompatível.

O recurso à desvitalização pode ainda acontecer quando se verificam casos de sensibilidade dentária a alimentos quentes e frios, dores agudas na mastigação ou ferimentos causadores de infecções no osso.

Uma desvitalização incompleta, isto é, que não promova a remoção completa da raíz dos dentes e de todas as bactérias existentes no canal, pode suscitar o aparecimento de quistos e de infecções que poderão culminar com a necessidade de extracção do dente.

Curiosidades:
Um dente desvitalizado pode ganhar cáries dentárias, ao contrário do que algumas pessoas pensam. Apesar da desvitalização, o dente manterá as mesmas propriedades e tecidos, à excepção da polpa, e continuará a estar sujeito a infecções e a bactérias Da mesma forma, também poderá sentir-se dor, nos casos de abcessos ou de uma restauração que fique demasiado alta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *