Categories
E

Endodontia

Imagem de endodontia
Imagem de endodontia

Definição:
A endodontia é a especialidade da medicina dentária que se dedica à polpa dentária e a todo o sistema de canais radiculares e de tecidos periapicais dos dentes, procurando tratar os problemas que afligem estas áreas. O tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) tem como objectivo essencial a manutenção do dente e a saúde dos respectivos tecidos periapicais. É, por norma necessária, em casos de cárie, fracturas e traumas dentários e lesões periodontais, entre outras situações.

Mais detalhes:
O tratamento endodôntico procede com recurso a várias técnicas que têm por meta normalizar os tecidos do dente, mantendo a sua estrutura dura sem resquícios de inflamação ou infecção, designadamente nos casos de cárie dentária. O processo começa com o chamado tratamento do canal que visa remover todo o tecido, esteja ainda vivo ou não, da câmara pulpar e dos canais radiculares presentes nas raízes, selando-os com um produto biocompatível. Depois o dente é fechado com uma massa temporária.

A endodontia também é referida simplesmente como desvitalização, mas o uso deste termo é demasiado leviano. A endodontia é bem mais do que só desvitalizar um dente, incluindo, designadamente, procedimentos como a curetagem pulpar, a pulpotomia, a pulpectomia e o tratamento cirúrgico (cirurgia parendodônticas) que restabelecem a normalidade dos tecidos pulpares.

O recurso à endodontia tem por meta evitar uma potencial extracção de um dente lesionado e a prevenção de infecções que podem acarretar consequências graves para a saúde, nomeadamente com o aparecimento de dores fortes, inchaço, febre, bactérias na corrente sanguínea, infecções nas articulações e febre reumática.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *