Categories
E

Exodontia

Imagem de Exodontia
Imagem de Exodontia

Definição:
A exodontia é o ramo da odontologia que trata da extracção de dentes e raízes. Hoje em dia, este procedimento é recurso em último caso, quando já não é possível de todo salvar o dente afectado, mas no passado era esta a principal função dos dentistas. Na actualidade só quando não existe nenhum tratamento endodôntico possível é que se procede à exodontia, ou então por razões funcionais, como no caso dos dentes do siso, em que a sua extracção pode ser necessária para manter um funcionamento mais adequado da arcada dentária.

Mais detalhes:
Presentemente a medicina dentária assenta no princípio de que os cuidados do paciente devem ser feitos com o menor grau de invasão possível. Deste modo, o recurso à extracção de um dente será sempre adiado até não ser possível outra solução. Contudo, há situações onde a exodontia é mesmo o procedimento indicado.

Quando um dente não exerce a sua função de génese de forma adequada, ou , por outro lado, atrapalha o funcionamento dos demais dentes, a sua extracção é recomendada. É o que acontece nalguns casos com os dentes do siso que nascem inclinados ou que exercem pressão sobre os outros dentes, promovendo o seu desalinhamento. Também para a colocação de aparelhos ortodônticos poderá ser necessário arrancar os sisos.

Em casos patológicos, quando não há qualquer possibilidade de retratamento ou quando o dente é o centro de um foco infeccioso, a exodontia é igualmente a melhor forma de abordar o caso.

Curiosidades:
Os primeiros dentistas, na antiguidade, tinham como única tarefa a exodontia. Mas, já antes disso, se procedia à extracção de dentes – eram os chamados “tiradentes” quem efectuavam o procedimento nos mercados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *