Categories
D P

Dente pré-molar

pré-molares
Dentes pré-molares a azul

Definição:
O dente pré-molar tem como principal função esmagar e rasgar os alimentos, durante a mastigação. Estes dentes são também conhecidos como bicúspides, pois têm duas cúspides (pontas aguçadas) na sua superfície. Um adulto tem, normalmente, oito dentes pré-molares, quatro em cada arcada dentária (inferior e superior) e dois de cada lado da linha mediana, que são chamados de primeiros e segundos pré-molares, sendo os primeiros maiores do que os segundos.

Mais detalhes:
Os dentes pré-molares são dentes de transição entre os dentes anteriores e os molares. Têm a forma de pentágono e são inferiores aos dentes caninos, apresentando bordas convergentes.

Os pré-molares superiores costumam ser birradiculares, com uma raiz na vestibular e outra na lingual. Os primeiros a irromper podem mesmo apresentar três raízes e três canais. Desta forma, a intervenção endodôntica exigirá cuidados especiais do profissional dentista.

Os pré-molares inferiores apresentam também uma anatomia complexa e são, portanto, muito difíceis de tratar em endodontia. Podem apresentar mais do que um canal e raízes fusionadas, o que complica a intervenção do dentista.

Em qualquer dos casos, o profissional dentário deve realizar várias radiografias do dente, analisando-as com redobrado cuidado, antes de concluir um diagnóstico e de iniciar o procedimento endodôntico.

Há pessoas que nascem sem os segundos pré-molares inferiores, devido a uma anomalia congénita. Trata-se de uma situação que exige do dentista grandes capacidades para destrinçar o processo de tratamento mais adequado. Geralmente, a intervenção deve ser feita antes de a dentição permanente ficar completa, de modo a conseguirem-se os melhores resultados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *