Categories
D M

Dente molar

molares
Dentes molares a azul

Definição:
O dente molar situa-se na parte posterior da mandíbula e tem como função principal triturar alimentos. É o mais complexo de todos os dentes e é um dos primeiros dentes permanentes a surgir na arcada dentária, por volta dos seis anos de idade, determinando a chave de oclusão. Uma vez que é um tipo de dente que possui várias pontas de contacto, denominam-se também multicúspides.

Mais detalhes:
São 12 os dentes molares num adulto, normalmente. Estes dentes são muito maiores do que os restantes e apresentam muitas ranhuras na sua constituição, exigindo uma limpeza cuidada com uma escovagem demorada. Podem classificar-se conforme a sua forma, crescimento e número e altura das cúspides (as pontas de contacto). Tendo em conta a altura, podem ser braquiodontes (cúspides baixas) ou hipsodontes (cúspides altas). Conforme a sua forma, podem ser bunodontes, selenodontes, lofodontes e secodontes.

O primeiro molar permanente a irromper é fundamental para a definição da pedra angular da oclusão, isto é, é essencial para o funcionamento geral da arcada dentária. Deve surgir por volta dos seis anos de idade, mas a raiz completa só estará formada lá pelos 9, 10 anos. Os molares inferiores costumam irromper antes dos molares superiores.

Quem perder de forma precoce este dente, sofrerá complicações na mastigação, pois a chave de oclusão desajustar-se-á e poderão mesmo surgir dores na articulação temperomandibular, desgastes dentários e verificar-se, ainda, a abertura de espaços entre os dentes subjacentes. É uma situação que poderá ser tratada com tratamentos de ortodontia, de protésica e de implantologia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *