Categories
A

Atrito

Imagem com um exemplo do desgaste na extremidade dos dentes
Imagem com um exemplo do desgaste na extremidade dos dentes

Definição:
O atrito dentário é o desgaste fisiológico da superfície de um dente fruto do contacto com outro dente no processo de mastigação ou no âmbito de uma deformação. Pode ocorrer durante a dentição transitória ou permanente, mas a maioria dos casos estão associados ao envelhecimento. Também conhecido por atrito dos dentes ou atrito dentário excessivo, ocorre geralmente nas superfícies oclusas, incisais e linguais dos dentes anteriores e superiores e nos vestibulares dos dentes inferiores.

Mais detalhes:
O atrito dentário motiva a perda da estrutura dentária da superfície de oclusão dos dentes posteriores e anteriores. Essa destruição ocorre muitas vezes associada ao processo de envelhecimento, contudo há outros factores que a podem motivar. Elevadas cargas de stress, uma dieta inadequada, o desalinhamento dos dentes, o bruxismo (o ranger dos dentes) podem contribuir também para o atrito dos dentes.

As situações mais graves de atrito dentário podem causar disfunções na chamada articulação temperomandibular (ATM) que é a principal responsável pelo abrir e fechar da boca e pelo processo de mastigação. Podem ainda motivar fracturas nos dentes.

Os casos mais complicados poderão requerer a necessidade de uma intervenção cirúrgica. Contudo, as situações menos severas poderão ser tratadas com o recurso a dispositivos dentários que impeçam o atrito. Quando as causas sejam de âmbito emocional, a psicoterapia será a melhor solução.

Curiosidades:
O atrito dentário não é a mesma coisa que a abrasão dentária (o desgaste dos dentes em consequência da fricção, por exemplo, na escovagem), nem deve ser confundido com a erosão dentária (a perda das propriedades intrínsecas dos dentes por via do contacto com químicos).

Ver também:
Abrasão dentária.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *