Categories
A

Assepsia

Assepsia
Assepsia

Definição:
A Assepsia é a esterilização total de um ser vivo ou de um meio no sentido da não existência de bactérias ou quaisquer micro-organismos. Na sua etimologia, a palavra assepsia significa “ausência de putrefacção”. A assepsia é portanto o conjunto de medidas que se tomam para desinfectar instrumentos e/ou zonas do corpo humano, de forma a evitar a presença de formas nocivas que causem infecções.

Mais detalhes:
Quando as defesas naturais do corpo humano são afectadas, por exemplo, com uma ferida, é seguro que o tratamento do problema terá tantos melhores resultados quantos menores forem as bactérias ou micro-organismos de contaminação que entrem em contacto com a lesão. A cicatrização ocorrerá tanto mais rapidamente quanto mais a ferida estiver desinfectada e serão, igualmente, menores as possibilidades de ocorrerem complicações futuras.

Desta forma, a assepsia é essencial nos blocos operatórios e na execução de todo o tipo de cirurgias, designadamente as do foro oral ou dentário. Urge não só utilizar roupas, máscaras, luvas e protecções na cabeça devidamente esterilizadas, mas também garantir uma boa ventilação no circuito de ar do bloco operatório, de forma a evitar a disseminação de micro-organismos. Será necessário ainda proceder à desinfecção de todas as estruturas físicas do local, desde o chão às paredes, passando pelas mesas de operação e por todos os instrumentos a utilizar. A lavagem cuidadosa das mãos e dos ante-braços com anti-sépticos é igualmente fundamental.

Na medicina actual a assepsia assume importância relevante e preocupação fundamental, no sentido de evitar complicações indesejadas.

Curiosidades:
Foi Joseph Lister, cirurgião e pesquisador inglês, que introduziu a assepsia na cirurgia, comprovando, em 1865, que o uso do fenol reduzia o número de infecções após as operações

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *