Categories
A

Ápice

Estrutura do dente - o ápice
Imagem da estrutura do dente – o ápice

Definição:
O ápice é o extremo da raíz de um dente, ou seja, a ponta da raíz de um dente. É uma zona atreita a inflamações e infecções que muitas vezes não são logo detectadas, já que nem sempre causam dor de imediato. Deste modo, podem desenvolver-se, silenciosamente, durante muito tempo, sem que sejam percebidas.

Mais detalhes:
Diagnosticar prematuramente uma lesão periapical, ou seja, na ponta da raíz de um dente, é essencial para o seu tratamento. Se detectado cedo, o problema poderá ser de solução rápida, já o contrário poderá motivar sérias consequências, desde dores agudas, fístulas, abcessos, perda do osso em redor do dente, danificação dos dentes próximos e mesmo a perda total do dente afectado.

Quando há uma infecção óssea no ápice de um dente, a denominação médica para estes casos é osteomielite. A inflamação da medula dos ossos pode dar-se por reabsorção óssea em redor do ápice do dente ou por formação óssea em volta do mesmo, ou ainda verificar-se uma combinação de ambas as situações.

O médico dentista tentará preferencialmente o tratamento (ou retratamento), antes de partir para a cirurgia. Embora, nalguns casos, a operação seja logo a primeira via aconselhada. O recurso a medicamentos nunca será uma alternativa única, já que é preciso remover as bactérias em torno do ápice e mesmo retirar uma porção da ponta do dente, para assegurar que fica livre de micro-organismos nocivos. Frequentemente, realizam-se retro-obturações, isto é, fecha-se o ápice com um material adequado, de forma a selar o canal.

Curiosidades:
O nome da cirurgia que se realiza no ápice dental, com o objectivo de limpar a região de bactérias, é apicectomia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *