Categories
D

Distal

Imagem de distal
Imagem de distal

Definição:
O termo distal, na sua etimologia, significa o que dista, ou se afasta, da linha média. Na medicina dentária, é um termo anatómico de localização. Distal representa uma indicação de direcção, no sentido de fora, a partir do meio da mandíbula.

Mais detalhes:
Na odontologia, é comum os médicos dentistas utilizarem termos de relacionamento e de comparação que se referem a vários aspectos dos dentes. É uma forma de diagnosticarem com maior precisão os problemas dos pacientes e, logo, de definirem o melhor tratamento para cada caso.

Ora o termo distal é, designadamente, usado na definição das faces do dente, referindo-se em concreto à face que fica voltada para o fim do arco e, logo, mais distante do plano médio. Há ainda a face lingual ou palatina, que fica voltada para a língua ou para o céu da boca, a face vestibular, que fica voltada para os lábios, a mesial, que fica mais próxima do plano médio, e a oclusal ou incisal que entra directamente em contacto com os dentes antagonistas.

Os dentes são estruturas com formas definidas, o que significa que uma alteração na forma de um dente ou de vários dentes, de posicionamento ou de diâmetro, pode acarretar problemas que incumbe ao dentista detectar. Por outro lado, a localização exacta das lesões de um dente assume importância vital, de forma a agilizar um procedimento ortodôntico eficaz e profissional.

A designação é ainda utilizada para detectar problemas da mandíbula, nomeadamente a deslocação distal da mandíbula, um tipo de luxação traumática associada a fracturas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *