Categories
C

Clorexidina

Imagem de Clorexidina
Imagem de Clorexidina

Definição:
O gluconato de clorexidina, referido também como digluconato de clorexidina ou simplesmente clorexidina, é um agente anti-séptico que tem acção anti-fúngica e bactericida, sendo também bacteriostático, isto é, mata as bactérias e não permite que estas proliferem. Está à venda em vários formatos, desde gel a líquido, e em várias concentrações, conforme os usos a que se destina.

Na endodontia tem sido utilizado como solução irrigadora, antes das intervenções do médico dentista, e também como substância medicamentosa complementar ao tratamento. Pode ainda ser utilizado para bochechos, sendo bastante eficaz nos casos de doenças das gengivas.

Mais detalhes:
Os produtos baseados no gluconato de clorexidina são, por norma, utilizados no tratamento e/ou na prevenção de infecções da boca, como são os casos da gengivite, da periodontite e da pericoronarite.

São ainda usados para fazer bochechos quando o paciente não pode escovar os dentes, nomeadamente nos períodos prós-tratamento periodontal, quando os tecidos dentários estão mais sensíveis, e no âmbito de tratamentos ortodônticos.

O gluconato de clorexidina é também comummente utilizado antes das intervenções odontológicas no consultório do dentista. É uma excelente forma de diminuir a proliferação de bactérias na boca, assegurando-se assim que não se verificarão infecções posteriores.

É contudo importante ter nota de que, em elevadas concentrações, o gluconato de clorexidina pode provocar graves danos na córnea e/ou surdez.

Curiosidades:
A fórmula química da clorexidina foi elaborada nos anos de 1970 e, durante vários anos, a substância foi vendida com o princípio activo mertiolato (um composto salino do mercúrio que é altamente tóxico). Depois de banido das farmácias, foi substituído pelo gluconato de clorexidina.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *