Categories
C

Cimentação

Imagem ilustrativa da cimentação de um dente
Imagem ilustrativa da cimentação de um dente

Definição:
A cimentação é a etapa final do processo de restauração de um dente. O processo consiste no uso de uma cola específica no âmbito da aplicação de um implante dentário, de uma coroa ou de outro tipo de prótese fixa. É uma fase essencial de todo o processo de reabilitação do dente e, uma má intervenção neste campo, pode deitar a perder todo o trabalho feito anteriormente.

Mais detalhes:
Os cimentos dentários, se usados no decurso de restaurações indirectas, visam selar a fenda entre o dente e a restauração efectuada, de forma a aumentar os níveis de fixação e a resistência. O cimento ideal deve assim ter propriedades de resistência mecânica e não se dissolver nos fluídos orais.

A escolha dos cimentos a utilizar será feita pelo médico dentista, em função de cada caso e das propriedades do material restaurador. Terá em conta as características de adesividade, solubilidade, resistência e biocompatibilidade do cimento.

O cimento de fosfato de zinco é um dos mais utilizados no mercado desde há mais de um Século. Resulta de uma reacção entre um composto constituído por 90 por cento de óxido de zinco e 10 por cento de óxido de magnésio e um líquido que contém cerca de 67 por cento de ácido fosfórico tamponado com alumínio e zinco. Como apresenta baixo custo, é um dos cimentos mais usados na cimentação de coroas, sendo ainda de fácil manipulação.

Curiosidades:
São ainda utilizados o cimento de ionómero de vidro, que resulta de uma reacção da mistura entre o ácido polialcenóico com o pó de fluorosilicato de alumínio, e o cimento resinoso, cuja composição é semelhante às resinas compostas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *