Categories
F G

Fecho ou garra

Imagem de Fecho Ou Garra
Imagem de Fecho Ou Garra

Definição:
O fecho ou garra é um dispositivo metálico utilizado nas próteses dentárias parciais removíveis, vulgo, dentaduras. A sua principal funcionalidade é a fixação da prótese parcial aos dentes adjacentes naturais, assegurando assim o suporte necessário para a fixação perfeita da dentadura, evitando que se movimente.

Mais detalhes:
A correcta e eficaz fixação das próteses dentárias removíveis é um ponto essencial para garantir a sua adequada utilização. Os fechos ou garras são utilizados nas dentaduras parciais, ou seja, quando restam ao paciente alguns dos seus dentes naturais, assegurando que as próteses permanecem no lugar e evitando assim que o desajustamento cause lesões na boca.

Há dois tipos de dentaduras parciais, as que utilizam um fecho de metal e as que são compostas por um anexo de precisão. Os fechos têm habitualmente a forma de um C, de um I ou de um Y e encaixam nos dentes adjacentes naturais, promovendo a fixação da dentadura. Um anexo de precisão exige a perfuração de uma fresta no dente adjacente, onde ficará situado o encaixe da dentadura.

Um dos problemas inerentes ao uso de um fecho de metal é que pode ser perceptível na boca, entre os dentes, o que não traduz bons indícios estéticos e desagrada a muitos pacientes.

É preciso ainda ter em conta que as dentaduras com fechos metálicos não podem ser limpas como as próteses completas. Nunca se deve utilizar pasta dentífrica nestes casos, nem água ou vinagre, pois poderão corroer as partes metálicas. Deve utilizar apenas o produto específico recomendado pelo seu médico dentista.

Curiosidade:
Em fins do Século VII, os mais ricos já podiam comprar dentaduras de marfim; os dentes falsos eram então presos aos adjacentes naturais por intermédio de ligaduras de seda que era preciso retirar na hora das refeições.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *