Categories
P

Prognatismo

Imagem de Prognatismo
Imagem de Prognatismo

Definição:
O prognatismo é uma deformação que se caracteriza pela hipotrofia óssea da maxila ou pela hipertrofia óssea da mandíbula, isto é, o paciente apresenta a arcada dentária inferior a fechar à frente da arcada dentária superior. Pode ser causada por um acidente ou ter origem genética, como é o caso do chamado prognatismo mandibular. É uma anomalia também designada por mordida cruzada anterior.

Mais detalhes:
Esta anomalia dento-facial, que suscita má oclusão dentária, tem origens, essencialmente, do foro esquelético, contudo pode também ser causada por disfunções do sistema mastigatório, designadamente motivadas por maus hábitos, ou ainda por desordens hormonais e traumatismos.

O chamado prognatismo mandibular, também conhecido por mandíbula de Habsburgo ou da Áustria, é originado por uma desordem genética, com o lábio inferior a situar-se afastado, de forma significativa, do lábio superior. Esta disfuncionalidade começa a revelar-se na infância e agravar-se-á com o crescimento do paciente.

O tratamento precoce do prognatismo, particularmente nas mais tenras idades, apresentará bons resultados com recurso a aparelhos ortopédico-faciais, numa conjugação de esforços entre o ortopedista e o ortodontista. Se se adiar o problema até à idade adulta, a cirurgia será a única solução para o problema.

Curiosidades:
O prognatismo é também conhecido por mandíbula de Habsburgo ou da Áustria porque esta disfunção era particularmente comum na família real austríaca, por causa da endogamia (os casamentos consanguíneos) praticados. O rei Filipe IV de Espanha e III de Portugal, descendente direito dos Habsburgo, sofria de prognatismo. E também D. Pedro II do Brasil, Habsburgo por parte da mãe Dona Maria Leopoldina da Áustria, tinha sinais da deformação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *