Categories
I

Interproximal

Imagem de Interproximal
Imagem de Interproximal

Definição:
O termo interproximal refere-se à distância entre dois dentes adjacentes. Esse espaço que dista entre duas estruturas dentárias pode, nalguns casos, ter que ser aumentado, quando os dentes estão demasiado próximos, por razões de forma, função e estabilidade.

Mais detalhes:
A chamada redução Interproximal ou interdental, ou ainda, mais comummente, “desgaste” dos dentes, é um procedimento dentário recorrente na prática ortodôntica. O objectivo desta intervenção é ganhar espaço entre os dentes e, nesse sentido, promove-se a redução da distância interproximal entre eles. Aumentando o intervalo entre os dentes, estes ganham suficiente espaço para se alinharem, melhorando assim o sorriso e a mordida do paciente.

Na redução interproximal apara-se uma parte da espessura do esmalte do dente. O procedimento é feito manualmente, com recurso a um disco diamantado perfurado fino. Depois é utilizada uma broca diamantada para regularizar as superfícies interproximais. Se for necessário um desgaste suplementar, utilizam-se lixas diamantadas.

Na maior parte das vezes, este processo é utilizado como complemento a outros tratamentos de alinhamento e nivelamento das arcadas dentárias, podendo, nalguns casos, evitar a extracção de um dente.

Além dos contributos no âmbito da má oclusão, melhorando a mordida do paciente, também pode aumentar a durabilidade do dente, pois contribui para ganhos em termos de estabilidade da sua estrutura. E, nalguns casos, pode mesmo substituir os aparelhos dentários.

A redução interproximal é praticada há vários anos e os diversos estudos realizados têm concluído que não há quaisquer consequências, a médio e longo prazo, para o dente, designadamente em termos da cárie dentária, dos tecidos das gengivas e de problemas nos ossos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *