Categories
R

Raio X ou radiografia panorâmica

Imagem de Radiografia panorâmica
Imagem de Radiografia panorâmica

Definição:
A radiografia panorâmica, mais tecnicamente conhecido por exame ortopantomográfico, é um raio-x recorrente e complementar no diagnóstico das doenças dos dentes e dos ossos da face. Permite ao dentista visualizar todos os dentes de uma só vez, mesmo os que ainda não irromperam. Este exame complementar possibilita detectar cáries, fracturas dentais, infecções e/ou outras doenças dos ossos que suportam os dentes.

Mais detalhes:
A radiografia panorâmica permite a prevenção e o diagnóstico de todas as lesões dos ossos da maxila e da mandíbula. É uma forma de pesquisa de reabsorções ósseas e radiculares, quistos, tumores, inflamações, fracturas após acidentes e distúrbios da articulação temperomandibular e sinusite. É também usada como exame pré-operatório em cirurgias dos dentes e dos ossos. Está indicada quando se encontram sinais e sintomas de doença periodontal, em casos de restaurações profundas, de lesões de cáries severas, de dentes impactados, de traumatismos faciais, fistulas, sangramentos sem causa aparente, assimetrias faciais, entre outras situações.

Na odontopediatria, este tipo de raio-x permite observar os dentes, mesmo antes de irromperem, atestando a sua localização, forma e ângulo. O médico dentista pode apurar, por exemplo, se há dentes em número excessivo ou em falta, o que lhe permitirá prevenir problemas estéticos e de saúde futuros.

Nas grávidas a radiografia panorâmica só é aconselhada após o terceiro mês de gestação ou depois do parto, pois poderá acarretar consequências para o feto. Mas com os recentes avanços na área, é um método de diagnóstico seguro, sendo um instrumento eficaz e precioso para o dentista exercer um bom trabalho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *