Categories
C

Composito de resina

Imagem do composito de resina
Imagem do composito de resina

Definição:
O compósito é um material utilizado nas restaurações dentárias. Trata-se de uma resina sintética, composta com partículas inorgânicas, que contem pigmentos que a aproximam da cor dos dentes. Este material tem vindo a ser utilizado com maior frequência nos últimos tempos, embora haja profissionais que aleguem a sua pouca durabilidade. Por outro lado, uma vez que os compósitos aderem ao dente, propiciam uma menor destruição do mesmo na restauração.

Mais detalhes:
Quando um médico dentista faz uma restauração de um dente danificado por uma cárie ou fracturado num acidente, começa por remover a parte deteriorada, limpando a área e preenchendo depois a cavidade com o compósito. É uma forma de garantir o funcionamento ideal do dente, mas também de evitar a entrada de bactérias.

O recurso a compósitos, nas restaurações dentárias, não é consensual, colocando-se em causa a sua resistência e durabilidade, em comparação com a amálgama de prata (o chamado chumbo) que é altamente durável. Contudo, os compósitos têm uma componente estética muito forte, já que existem em várias cores, texturas e brilhos, de modo a assemelharem-se o mais possível aos dentes do paciente. Além disso, são de fácil manipulação e exigem uma menor remoção de estrutura dentária, pois ligam-se aos tecidos dentários por adesão química.

Há vários tipos de compósitos, ora mais resistentes, indicados para os dentes posteriores, ora com melhores efeitos estéticos, recomendados para os dentes anteriores.

Curiosidade:
Também é possível substituir a amálgama de prata colocada anteriormente nos dentes por compósitos, para conseguir um efeito estético mais bonito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *